Make your own free website on Tripod.com
IX Copa do Mundo da FIFA - 1970
Javier Valdivia
Home

tubo7fb.jpg

 
Javier Valdivia Huerta, nascido em 4 de Dezembro de 1941 em Guadalajara, mais conhecido como Cabo Valdivia, foi um atacante mexicano e engenheiro químico de profissão. Jogou no Chivas Guadalajara e no Deportivo Jalisco.
 
Estreiou na temporada de 1960-1961 com o Chivas Guadalajara contra o Monterrey. Valdivia foi promovido pelo técnico Javier de la Torre, devido às contusões de Hernandez "Bigotón" Jasso e Raúl "La Piña" Arellano, em resposta Valdivia marcou 2 gols. Ele então se contundiu num choque com Gustavo Peña, em seu segundo jogopela equipe contra a equipe do Oro, ficando fora o resto da temporada.
 
Chegou à titular indiscutível na temporada 1969-1970, jogando as 29 partidas que sagraram seu time Campeão Mexicano da temporada. Formouo super ataque mexicano com Salvador Espinoza e Francisco Jara. Depois se transferiu para o Deportivo Jalisco onde jogou de 1971 a 1973.
 
Com a seleção mexicana, estreiou em 28 de Março de 1965, jogando a Copa do Mundo da FIFA 1970 em casa. Ele e Luís García Postigo são os únicos jogadores mexicanos a marcar dois gols em uma única partida de Copa. Pela seleção nacional marcou 7 vezes em 23 jogos.

volta à página inicial