Make your own free website on Tripod.com
IX Copa do Mundo da FIFA - 1970
Luis Cubilla
Home

uru_luis_cubilla.jpg

 
Luis Alberto Cubilla Almeida, nascido em 28 de Março de 1940 em Paysandú, era um jogador uruguaio de futebol e hoje é treinador. Ele teve uma carreira de sucesso vencendo 15 grandes torneios e depois se tornou um dos maiores treinadores do futebol sul-americano com 17 títulos.
 
Também conhecido como "El Negro", Cubilla começou sua carreira nas divisões de base do Colón de Paysandú. Em 1957 se transferiu para o Peñarol, onde venceu 4 campeonatos uruguaios, 2 Libertadores de América e 1 mundial interclubes.
 
Em 1962 ele foi para o Barcelona, onde venceu a Copa do Rei da Espanha em 1963.
 
Cubilla retornou à América do Sul em 1964 para jogar no River Plate da Argentina. Em 1969, voltou ao Uruguai para se juntar ao Nacional, vencendo mais 4 campeonatos uruguaios, outra Libertadores de América e outro Mundial Interclubes.
 
No final de sua carreira ele jogou pelo Santiago Morning do Chile e pelo Defensor Sporting do Uruguai, ajudando este último à conseguir seu primeiro título uruguaio, destituindo a dupla Nacional-Peñarol.
 
Entre 1959 e 1974, Cubilla jogou pela Celeste Olimpica 38 vezes e marcou 11 gols. Jogou 3 Copas do Mundo da FIFA: Chile 1962, México 1970 e Alemanha Ocidental 1974.
 
Como treinador, Cubilla alcançou um enorme sucesso com o Olímpia de Assunção, no Paraguai. Venceu 7 títulos internacionais e diversos outros campeonatos. Treinou também o Newell's Old Boys de Rosário, na Argentina, o Nacional, o Defensor Sporting, o Danúbio e o Peñarol todos do Uruguai, Atlético Nacional de Medellín na Colômbia, River Plate e Talleres de Córdoba da Argentina, Cerro Porteño e Libertad ambos do Paraguai e em Fevereiro de 2007 assinou com o Barcelona de Guayaquil, do Equador.

volta à página inicial